Direito Administrativo
Mandado de segurança em concurso público: quem é a autoridade coatora quando o ato é praticado por banca contratada?
Saiba como a Súmula 510 do STF e o objeto da ação definem a autoridade coatora no mandado de segurança em concursos organizados por bancas examinadoras.
Introdução
Em ações de concurso público, uma escolha processual equivocada pode impedir que o Judiciário sequer examine a ilegalidade alegada. No mandado de segurança, a correta identificação da autoridade coatora é especialmente importante.
Quando o concurso é executado por banca contratada, não basta apontar automaticamente o governador, secretário, comandante, diretor do órgão ou outra autoridade pública. É necessário identificar quem praticou concretamente o ato e quem possui competência para corrigi-lo.
O conceito legal de autoridade coatora
O art. 6º, § 3º, da Lei nº 12.016/2009 considera autoridade coatora aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para sua prática.
A jurisprudência acrescenta um elemento funcional importante: deve-se observar quem possui atribuição para corrigir a ilegalidade apontada. Em concurso público, essa análise depende da natureza exata do ato impugnado.
A banca como executora direta do ato
Há situações em que a banca recebe competência para executar integralmente determinada etapa. Pode corrigir provas, computar títulos, analisar recursos, aplicar avaliações psicológicas, conduzir heteroidentificação ou produzir classificações intermediárias.
O Superior Tribunal de Justiça possui precedentes no sentido de que, quando a ilegalidade decorre de ato afeto à execução de fase cuja responsabilidade é da entidade contratada, a identificação da autoridade responsável deve considerar os agentes vinculados à própria executora.
No AgRg no RMS 37.924/GO, por exemplo, o STJ destacou que a autoridade coatora é aquela que pratica ou ordena concretamente o ato ilegal ou possui competência para corrigi-lo, reconhecendo a relevância da banca responsável pela reclassificação.
Competência delegada e Súmula 510 do STF
A Súmula 510 do Supremo Tribunal Federal estabelece que, praticado o ato por autoridade no exercício de competência delegada, contra ela cabe o mandado de segurança ou a medida judicial.
A regra ajuda a compreender por que a mera titularidade do concurso pelo ente público não resolve, sozinha, a questão processual. É preciso examinar a delegação e descobrir onde estava a competência para praticar e rever o ato questionado.
Quando o ente público continua relevante
A conclusão não é a de que o Estado ou o órgão público jamais deva participar da demanda. Existem atos que pertencem à Administração, como homologação, nomeação, posse ou providências que extrapolam as atribuições da banca.
Também pode haver pedidos cumulados que dependam de autoridades diferentes. Por isso, a legitimidade deve ser construída a partir do objeto concreto da ação e da providência judicial pretendida.
Uma matriz prática antes do ajuizamento
Antes de impetrar o mandado de segurança, é recomendável responder cinco perguntas:
- Qual ato produziu o prejuízo?
- Quem o praticou?
- De onde veio a competência para praticá-lo?
- Quem pode revê-lo?
- Qual providência será pedida ao juiz?
Essa matriz reduz o risco de ilegitimidade passiva, incompetência, emendas, extinções prematuras e perda de tempo em concursos que continuam avançando enquanto o processo tramita.
Conclusão
A autoridade coatora em concurso público não deve ser escolhida pelo cargo mais elevado nem simplesmente pela identidade do ente que oferece as vagas.
O ponto de partida deve ser o ato impugnado. Quando a ilegalidade nasce de atividade diretamente executada pela banca, a atribuição concreta da entidade organizadora precisa ser examinada. Quando a providência depende da Administração, essa competência também deve ser considerada.
Em mandado de segurança, identificar corretamente quem praticou e quem pode corrigir o ato é parte essencial da própria estratégia de proteção do direito do candidato.
Referências essenciais
- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, art. 37.
- BRASIL. Código de Processo Civil, especialmente arts. 300 e 493.
- BRASIL. Lei nº 12.016/2009, especialmente art. 6º, § 3º.
- SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. RE 1.133.146/DF, Tema 1.009 da repercussão geral.
- SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. RE 632.853/CE, Tema 485 da repercussão geral.
- SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Súmula 510.
- SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. AgRg no RMS 37.924/GO, Segunda Turma.
Advogado OAB 15.645, Professor, Pesquisador, Escritor, Palestrante e Policial Militar da Reserva. E especialista em Direito Imigratório e Direito da Pessoa com Deficiência e Direito Administrativo (Militar, Servidor Público, Seleções e Concursos Públicos)
Comentários (0)
Deixe seu comentário