STF, Tema 1071: previdência de quem mudou de cargo
Lawletter

STF

Mudança de cargo público e aposentadoria: o que decidiu o STF no Tema 1071

O STF fixou que o servidor que migra de ente federativo sem romper o vínculo pode optar entre o regime anterior e a previdência complementar.

Por Francisco Braga 13/10/2026 12:27

O Supremo Tribunal Federal definiu o que se considera data de ingresso no serviço público para fins de enquadramento do servidor no regime de previdência complementar. A decisão, tomada no Tema 1071 da repercussão geral, interessa diretamente a quem mudou de cargo entre entes federativos e pode afetar o teto da futura aposentadoria. Para concursos, é um tema com alta chance de cobrança, por reunir direito constitucional, administrativo e previdenciário em um só julgado.

O que é a previdência complementar

A previdência complementar dos servidores foi introduzida pela Emenda Constitucional 20, de 1998, no artigo 40 da Constituição. No desenho original, ela funcionava como contrapartida: o ente federativo só podia limitar o valor das aposentadorias e pensões do seu regime próprio ao teto do Regime Geral, o teto do INSS, se criasse um regime de previdência complementar para os servidores de alta remuneração. Era, portanto, uma faculdade condicionada.

A Emenda Constitucional 103, de 2019, mudou a natureza do instituto. A limitação dos benefícios ao teto do INSS e a criação do regime complementar deixaram de ser faculdade e passaram a ser obrigatórias para todos os entes, com prazo de dois anos a partir da vigência da emenda para que estados e municípios se organizassem. O regime alcança os ocupantes de cargo efetivo e também os cargos vitalícios, como magistrados, membros do Ministério Público e dos Tribunais de Contas, por força dos dispositivos que remetem essas carreiras ao regime do artigo 40.

A regra de transição do parágrafo 16

O ponto central do julgamento é o artigo 40, parágrafo 16, da Constituição, cuja redação não foi alterada pela Emenda 103. O dispositivo estabelece que o regime complementar só pode ser aplicado ao servidor que já estava no serviço público antes da instituição desse regime mediante prévia e expressa opção. Em outras palavras, quem já era servidor quando o regime complementar entrou em funcionamento não é obrigado a migrar: só vai para o novo modelo se escolher.

Vale uma distinção que costuma gerar erro. O marco não é a lei que cria o regime complementar, e sim o ato de instituição, isto é, o momento em que o regime efetivamente passa a funcionar. É comum haver um intervalo de meses ou anos entre a lei e a instituição, e o que importa para o enquadramento é a instituição.

O problema da migração entre entes

A controvérsia surgiu com os servidores que migram de um ente federativo para outro sem solução de continuidade, ou seja, sem nenhum dia de rompimento do vínculo com o serviço público. É o caso de quem pede exoneração em um município para a mesma data em que toma posse em um estado, permanecendo servidor efetivo de forma ininterrupta.

A dúvida era qual data valeria para o enquadramento: a do primeiro vínculo, anterior à existência de qualquer regime complementar, ou a do novo vínculo, já em um ente que havia criado o regime. Se prevalecesse a segunda leitura, o servidor seria empurrado para a previdência complementar e teria a aposentadoria limitada ao teto do INSS, ainda que tivesse ingressado no serviço público muito antes de o regime existir.

O que o STF decidiu

No Tema 1071, julgado em 30 de setembro de 2026, no RE 1.050.597, de relatoria do ministro Edson Fachin, o STF alinhou-se ao entendimento que o STJ já vinha aplicando desde 2017 e que o próprio Supremo havia adotado em decisão administrativa sobre seus servidores. Prevaleceu o critério do primeiro vínculo: o que define o enquadramento é a data de ingresso original no serviço público, desde que a migração entre entes tenha ocorrido sem solução de continuidade.

O tribunal foi além e acrescentou um ponto que a Constituição não prevê expressamente. Reconheceu ao servidor nessa situação o direito de optar entre permanecer no regime anterior ou aderir ao regime de previdência complementar. A tese fixada foi a seguinte: “Os servidores que ingressaram no serviço público após a criação do regime complementar, mas que anteriormente ocupavam cargos públicos efetivos em outro ente federativo, sem rompimento de vínculo com a administração pública, têm o direito de optar, nos termos do artigo 40, parágrafo 16, da Constituição Federal, pelo novo regime de previdência complementar ou de permanecer no sistema previdenciário anterior.” A decisão foi unânime.

A ressalva sobre a redação da tese

Há um detalhe que o próprio raciocínio do julgamento deixa claro, mas que a redação da tese não explicita. Segundo o voto do relator, o entendimento só se aplica quando o primeiro vínculo do servidor é anterior à instituição do regime complementar no ente de destino, aquele para o qual ele migra. Se, na data do primeiro vínculo, o ente de destino já tinha regime complementar instituído, o servidor, ainda que migre sem solução de continuidade, em princípio fica submetido ao regime complementar.

Como a tese não trouxe essa condição de forma expressa, há risco de novas demandas sobre o alcance exato do precedente, o que pode exigir, no futuro, um ajuste de redação ou mesmo um novo debate sobre o mesmo ponto.

Aplicação em prova

  • Marco normativo: a previdência complementar nasceu facultativa na EC 20/1998 e tornou-se obrigatória com a EC 103/2019, com limitação dos benefícios ao teto do INSS.
  • Regra do artigo 40, parágrafo 16: quem já era servidor antes da instituição do regime só migra por opção prévia e expressa.
  • Distinção entre a lei que cria o regime e o ato de instituição, que é o marco que importa.
  • Critério do primeiro vínculo, válido quando a migração entre entes ocorre sem solução de continuidade.
  • Tema 1071, RE 1.050.597, relatoria de Edson Fachin, decisão unânime, com reconhecimento do direito de opção.

Erros comuns a evitar

  • Confundir a data da lei de criação do regime com a data do ato de instituição, que é o marco relevante.
  • Supor que a previdência complementar não alcança cargos vitalícios, quando se aplica a magistrados, membros do Ministério Público e dos Tribunais de Contas.
  • Tratar o direito de opção como regra geral da Constituição, quando ele foi reconhecido pelo STF para a hipótese específica da migração entre entes.
  • Ignorar a exigência de ausência de solução de continuidade, que é condição para o critério do primeiro vínculo.
  • Desconsiderar a ressalva de que o primeiro vínculo precisa ser anterior à instituição do regime no ente de destino.

Conclusão

O Tema 1071 consolida, agora em repercussão geral, um entendimento que vinha do STJ e dá segurança a quem construiu carreira pública migrando entre entes. Mais do que definir uma data, o julgado protege a expectativa de quem ingressou no serviço público antes de o regime complementar existir e preserva a possibilidade de aposentadoria sem a limitação ao teto do INSS. Para o candidato, é um tema que combina a lógica das emendas 20 e 103 com a leitura constitucional da transição, e a ressalva sobre a redação da tese é, por si só, um bom recorte de estudo.

Francisco Braga
Francisco Braga Colunista

Procurador PGE/SP no STF, Professor de Direito Constitucional e Direito Previdenciário Público, Autor e Fundador do Revisão Ensino Jurídico, o curso que mais aprova em concursos de procuradorias no país.

Compartilhe esta matéria

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

Máx. 2000 caracteres 0 / 2000