- Lawletter
- Posts
- 🤯 Tem de tudo hoje...
🤯 Tem de tudo hoje...
Policial falando demais, TST trabalhando, Marçal na briga e Deolane solta...
10/09/2024
terça-feira
bom dia, terça é o momento de pegar o embalo, ajustar o ritmo e continuar avançando com foco nas suas metas. O café já está garantido ☕, e a energia está a mil para fazer essa semana brilhar!
BOMBA💣
🎙️ Policial fala demais em podcast e ministra anula confissão!
Uma policial decidiu compartilhar em um podcast como conseguiu uma confissão, mas a "revelação" não foi muito bem recebida pela Justiça. A ministra do STF achou que a policial falou demais, e o resultado? Confissão anulada! 😬🎧
Durante o episódio, a policial contou os métodos usados para obter a confissão de um suspeito, mas a transparência acabou não pegando bem, dá uma olhada 👇
A ministra entendeu que a forma como a confissão foi obtida não seguiu as regras adequadas e, por isso, anulou a prova🚨. Segue a análise:
"Nas palavras da perita oficiante no caso, corroborada por outro perito atuante no caso, ambos policiais civis, a paciente não foi advertida de seu direito ao silêncio e ainda foi pressionada a confessar a prática delitiva, na contramão do princípio do devido processo legal e o direito ao silêncio de todo acusado."
"Verifico, ainda, que a conduta dos Policiais Civis Telma Rocha e Leandro Lopes são extremamente censuráveis por expor um caso que não foi julgado nos meios de comunicação, utilizando palavreado inadequado, em ambiente com bebida alcóolica e violando o dever de impessoalidade que se exige dos servidores públicos, motivo pelo qual determino que se oficie os órgãos competentes para apurar a conduta funcional dos referidos servidores públicos."
Agora, a confissão que poderia ser decisiva foi invalidada, e o caso vai precisar de novas provas. Da próxima vez, melhor pensar duas vezes antes de "abrir o jogo" no ar, né? 😅 (Leia completo!)
NOVIDADE
💻 Concurso público online? Lula sanciona lei que libera provas pela internet e avaliação psicológica!
Agora o concurso público ficou mais moderno! O presidente Lula sancionou uma nova lei que permite a realização de provas online e a inclusão de avaliações psicológicas no processo. Isso mesmo, agora você pode fazer o concurso público direto do sofá, mas cuidado: sem "colinha" do Google! 😅

A ideia da lei é facilitar a vida dos candidatos e modernizar o processo de seleção, permitindo que as provas sejam aplicadas de forma remota. E, além disso, os candidatos também passarão por avaliações psicológicas para garantir que estão preparados, mentalmente e emocionalmente, para os desafios do cargo. Afinal, não é só de conhecimento que vive um servidor público! 🧠
Com essa novidade, os concursos públicos ganham mais acessibilidade, sem perder a seriedade. Então, se prepare, porque agora é só conectar a internet, respirar fundo e encarar a prova sem sair de casa. 📲
Quem diria que o futuro dos concursos públicos seria assim tão conectado? Então bora estudar, que a concorrência vai continuar acirrada, mas a facilidade deu uma aumentada! 🚀 (Leia completo!)
⚠️Atenção⚠️: Regras só valem para concursos federais e a partir de 2028.
direito eleitoral
✅ Marçal na disputa! Justiça libera candidatura após negar pedidos de impugnação

Imagem: valor.globo
Pablo Marçal está oficialmente na corrida eleitoral! Depois de uma série de pedidos de impugnação, a Justiça Eleitoral deu o aval para a candidatura do influenciador.
Os pedidos de impugnação tentaram tirar Marçal do páreo, mas não colou. A Justiça analisou os argumentos e decidiu que ele pode, sim, seguir com sua campanha.📊 Com essa decisão, o influenciador e candidato à prefeitura de São Paulo está pronto para continuar sua caminhada eleitoral, agora sem a sombra de incertezas.
Agora, é ver se Marçal vai usar todo o carisma das redes sociais para ganhar os votos ou se vai precisar de um novo método no mundo político. Afinal, likes são uma coisa, mas votos são outra história, né?📱
A corrida para a prefeitura segue acirrada, e Marçal segue firme e forte na disputa! (Leia completo!)
Moral da história: No jogo político, assim como nas redes sociais, persistência é tudo. Agora, a verdadeira batalha começa nas urnas, onde só a resistência e estratégia vão contar!
direito do trabalho
🚛 Hora extra de caminhoneiro tem "regra própria", diz TST

Foto: aleksandarlittlewolf/Freepik
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) deixou claro que caminhoneiro não é vendedor e, por isso, o cálculo das horas extras deles segue um caminho diferente! Enquanto o vendedor tem uma jornada mais previsível, o caminhoneiro está na estrada enfrentando trânsito, longas distâncias e, claro, o tempo de descanso merecido.⏱️
A decisão veio após um caso em que um caminhoneiro questionou o cálculo das suas horas extras, que estavam sendo tratadas como as de um vendedor comum. O TST, porém, ressaltou que as condições de trabalho dos motoristas são únicas, com jornadas menos previsíveis e variáveis, o que justifica um cálculo específico para suas horas extras.
Então, nada de querer comparar quem está no volante com quem está no balcão! Caminhoneiro lida com situações completamente diferentes e, na hora de calcular o tempo extra de trabalho, o TST decidiu que é preciso ajustar a rota. 🚚(Leia completo!)
😉 Conselho da letter: Advogados, atenção redobrada ao tratar de ações envolvendo caminhoneiros! O cálculo de horas extras seguir uma lógica diferente das demais faz com que seja preciso uma precaução especial para garantir que as particularidades serão observadas e os cálculos serão feitos de forma correta, a fim de evitar possíveis erros nas demandas trabalhistas.
direito penal
🚨 Deolane solta! Justiça concede habeas corpus para advogada e influenciadora

Deolane Bezerra | Reprodução
Deolane Bezerra está de volta à liberdade! A Justiça concedeu habeas corpus e mandou soltar a advogada, que havia sido presa durante uma operação contra lavagem de dinheiro e jogos ilegais. Parece que o "jogo virou", e agora ela está de volta ao tabuleiro! 🎲
Deolane, que se tornou famosa nas redes sociais e virou notícia por seu estilo de vida chamativo, estava enfrentando um período complicado após a prisão. Mas a decisão judicial decidiu liberar a influenciadora, que não só poderá responder ao processo em liberdade, como também foi recepcionada por diversos fãs, veja 👇
Enquanto isso, as pessoas não param de comentar o retorno da advogada nas redes sociais. Agora resta saber como a história vai se desenrolar daqui pra frente. Quem sabe, o próximo capítulo seja ainda mais surpreendente! 📱(Leia mais!)
Express da terça 👇🏻
#1 🏠 Sem lucros, sem choro: Lucros cessantes não valem para rescisão de contrato por atraso em imóvel!
O STJ decidiu que, em caso de rescisão de contrato por atraso na entrega de imóvel, não cabe indenização por lucros cessantes. A corte entendeu que o rompimento do contrato já resolve o problema, sem a necessidade de compensação extra. (Leia mais!)
#2 💰 Selic na mira: OAB questiona correção dos precatórios no CNJ
A OAB acionou o CNJ contra o uso da Selic composta na correção dos precatórios. Segundo a Ordem, essa fórmula de cálculo estaria prejudicando credores e aumentando o valor a ser pago, complicando ainda mais a situação dos precatórios. Agora, o CNJ terá que se posicionar! (Leia mais!)
#3 🌿 É flor, mas não no jardim! STJ decide sobre apreensão de flores de maconha
O STJ está julgando o caso de uma cidadã argentina que foi pega com flores de maconha em sua bagagem. O tribunal debate se a quantidade apreendida configura uso pessoal ou tráfico. O julgamento promete trazer discussões sobre os limites legais de porte de drogas. (Leia mais!)
Essa belezura pode chegar aí na sua casa…

Gostou do nosso estilo de te resumir tudo o que tem de mais importante no mundo jurídico? 👏🏻
E sem cobrar nada por isso, rs. 😉
Agora a maneira de você nos ajudar (e ajudar o colega também…) é clicando no link acima e compartilhando nossas notícias aos seus coelgas…
A edição de hoje é dedicada ao leitor matheus.dutra04. Você é fera!