- Lawletter
- Posts
- 😨 Advogada agredida por PM(s)!
😨 Advogada agredida por PM(s)!
Folga para os magistrados, contratação de advogado sem licitação e abandono animal...
13/11/2024
quarta-feira
bom dia, hoje, que possamos desejar paz a todos ao nosso redor. Namastê!
Você já escutou nosso podcast com review da semana passada? Escute agora! 👀💙
direito administrativo
📆 Magistrados ganham “folga extra” e polêmica: licença compensatória movimenta o Judiciário

Imagem: Direito News
A recente resolução do CNJ, assinada pelo ministro Luis Roberto Barroso, trouxe uma licença compensatória que promete deixar qualquer magistrado com um sorriso no rosto — e até 120 dias de descanso ao ano! 👀
A medida permite que juízes folguem um dia a cada três trabalhados, além dos já consagrados 60 dias de férias. E, se não quiserem usar essas folgas, podem trocá-las por uma indenização fora do teto constitucional e isenta de Imposto de Renda. 💸
A justificativa? Segundo alguns tribunais, essa licença vai “aumentar a produtividade” dos magistrados que lidam com acúmulo de processos. Já outros críticos apontam o alto custo da medida, com a Transparência Brasil relatando que a conta já passou dos R$ 284 milhões. Enquanto alguns estados aderiram rapidamente à resolução, cada tribunal estadual está definindo suas regras para o benefício.
A organização Transparência Brasil, que realiza atividades de monitoramento e integridade do poder público, criticou as resoluções do CNJ e CNMP em relatório publicado em dezembro.
Para a entidade, “Judiciário e Ministério Público usam o princípio da simetria como pretexto para desvirtuar o caráter remuneratório de um benefício criado em 2015”. “Com isso, promovem dribles no teto constitucional, comprometendo a racionalidade nos gastos públicos e gerando disparidades gritantes com relação a outras categorias do funcionalismo”, acrescenta no documento.
Para quem está no mundo jurídico, a novidade provoca debates sobre os limites da simetria entre Judiciário e Ministério Público e sobre o impacto nos cofres públicos. De acordo com o CNJ, os tribunais devem usar seus próprios orçamentos para financiar a medida — mas a falta de transparência nos gastos é um ponto que ainda preocupa. ⚖️ (Leia completo!)
NOVIDADE
💼 STF Libera Contratação de Advogados Sem Licitação, Mas Só com Dolo no Jogo

Imagem: Direito News
Em uma decisão de impacto, o STF permitiu que entes públicos contratem advogados sem licitação. Claro, há um “checklist”: os órgãos públicos precisam mostrar que o serviço não pode ser prestado adequadamente por servidores e que o preço está na média do mercado. Beto Simonetti, presidente da OAB, comemorou: “Critérios justos e transparentes, valorizando a especialização na advocacia!” ✨
Além disso, a Corte enterrou de vez a improbidade administrativa culposa: agora, só o dolo entra em campo. O caso começou quando o Ministério Público de SP acusou um escritório de improbidade ao ser contratado pela Prefeitura de Itatiba, mas o STF decidiu que, sem dolo, não há crime. Vitória para os advogados contratados, que podem respirar aliviados (e sem multas). 😌
Com essa decisão, ficou clara a mensagem do STF: para improbidade, a intenção conta. E, para contratar advogados, é preciso observar a expertise e a necessidade — sem burocracia de licitação, mas com transparência. (Leia completo!)
😉 Revisão da letter 😉:
A legislação classifica os atos de improbidade em três categorias principais:
a) Enriquecimento ilícito, que se refere ao uso do cargo para obter vantagens pessoais como propinas;
b) Prejuízo ao erário, que consiste em causar danos ao patrimônio público, por ação ou omissão, facilitando desvio ou apropriação de recursos;
c) Violação dos princípios da administração pública, que contempla práticas como favoritismo e falta de transparência.
💣BOMBA
Advogada VS Polícia: Abordagem em Mercado Acaba em Agressões e Investigação 🚨
A advogada gaúcha Aline Borges da Silva viveu um "plot twist" nada agradável em Içara, SC. Ao presenciar uma abordagem policial no estacionamento de um mercado e exercer a prerrogativa de acompanhar a ocorrência, Aline alega ter sido agredida pelos policiais com chutes, gás de pimenta e até uma imobilização "estilo MMA", segundo o próprio relato.
O episódio, que teve até o envolvimento da mãe de Aline, servidora pública, terminou na delegacia, com a advogada fazendo exame de corpo de delito e registrando marcas e hematomas pelo corpo. 😬
Veja o vídeo👇
Agora, a Polícia Civil e a PM abriram investigações, enquanto o Ministério Público e a OAB-SC se mobilizam, exigindo a suspensão dos policiais envolvidos até que tudo seja esclarecido. Em nota, a OAB reforçou o apoio à advogada e destacou que está acompanhando o caso, exigindo um devido processo que leve à responsabilização de qualquer abuso de poder. ⚖️
👮🏽♂️ O que disse a PM?
1. Na noite deste sábado, 9, guarnições da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) do 29° Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Içara, foram acionadas para atendimento a uma ocorrência de injúria ou comunicação falsa de crime em um estacionamento de um supermercado, onde a princípio uma funcionária de um supermercado e um cliente haviam se desentendido. Este estaria supostamente injuriando a trabalhadora.
2. As atitudes dos policiais estão sendo investigadas ao deterem duas mulheres que se envolveram durante o atendimento da primeira ocorrência. Elas acabaram sendo conduzidas à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com as outras partes da primeira ocorrência.
3. Um Inquérito Policial Militar foi instaurado pelo Comando do 29º BPM para apuração dos fatos.
Por enquanto, seguimos acompanhando o desenrolar dessa cena de tribunal real, com a expectativa de que a investigação aponte a verdade por trás dos “excessos” na abordagem. (Leia completo!)
direito ambiental
🚔 Abandonou o bichinho? Agora terá consequências!

Imagem: Direito News
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados deu um passo firme contra o abandono de animais! O projeto recém-aprovado transforma essa prática em crime e infração gravíssima de trânsito, aplicando multa, cassação da habilitação e até reclusão de 2 a 5 anos para o motorista – e também para o passageiro cúmplice ou omisso.
O texto, relatado pelo deputado Nilto Tatto (PT-SP), consolida ideias de quatro projetos anteriores, com a punição envolvendo multa, retirada do direito de dirigir e crime específico para o abandono de animais.🐕
Para virar lei, o projeto ainda passará pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e Cidadania antes de enfrentar o Plenário da Câmara e do Senado. Agora devemos aguardar o desenrolar da história. 📜 (Leia completo!)
📚 Fique atento 📚
Num caso envolvendo o abandono de animais e as graves implicações jurídicas que o acompanham, os advogados devem abordar tanto as evidências de violação da legislação, como os direitos dos animais, quanto as circunstâncias atenuantes ou contestar a aplicabilidade da pena de forma proporcional.
Para a acusação, a defesa do animal e o interesse público são primordiais, enquanto para a defesa, a ausência de dolo, a ausência de reincidência e a falta de provas concretas podem ser utilizados para mitigar a responsabilidade do acusado.
relações internacionais
😯 STF em alerta: aproximação de Bolsonaro e Trump gera 'tensão' entre ministros

Imagem: Direito News
Os ministros do STF estão com os olhos bem abertos após a presença de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) entre os apoiadores de Donald Trump durante a apuração dos votos nos EUA.
O movimento levantou suspeitas sobre uma possível proximidade entre o clã Bolsonaro e Trump, o que poderia resultar em uma retaliação política. Em jogo, estaria o projeto de lei dos republicanos para barrar a entrada de ministros do STF nos EUA, alegando "violação da liberdade de expressão" após bloqueio de conteúdos no X por Alexandre de Moraes. 😬
Esse projeto, batizado de "Ato sem censores nas nossas fronteiras", tem um alvo bem definido: o ministro Alexandre de Moraes, que é visto como o 'favorito' para as ofensivas políticas. Mas não se preocupem, Moraes está tranquilo e garantiu que nada mudará sua forma de atuar na Corte, nem a eleição nos EUA. 🧐
O futuro de uma possível retaliação ainda está em aberto, mas os ministros do STF estão mais atentos do que nunca. Afinal, entre políticos e juízes, quem tem a última palavra? 👀 (Leia completo!)
💭 Reflexão da letter 💭
Na América Latina, a separação de poderes também é uma questão crucial, mas a interferência política no Judiciário tem sido uma constante em diversos países da região, com exemplos notáveis em nações como Venezuela, Argentina e, mais recentemente, no Brasil.
Em muitos desses países, a judicialização de questões políticas se tornou um tema de debate. A politização do Judiciário pode ser vista como uma ameaça à autonomia judicial e aos direitos fundamentais.
Em países como a Venezuela, a judicialização de disputas políticas levou à deslegitimação de decisões judiciais, em um cenário onde o Judiciário se tornou instrumentalizado para interesses do Executivo.
No Brasil, os ataques ao STF, especialmente após decisões relacionadas a temas como liberdade de expressão e direito de manifestação, podem ser vistos como parte de um movimento para enfraquecer a atuação da Corte e deslegitimar suas decisões.
Qual a sua opinião sobre o tema?
Express da quarta👇🏻
#1 🎶 STJ nega disputa de direitos a Roberto e Erasmo Carlos
O STJ decidiu que Roberto Carlos e o espólio de Erasmo Carlos não têm direito a mais ganhos sobre canções vendidas às editoras. O tribunal manteve os contratos, firmados na época, que transferiram os direitos autorais de várias músicas da dupla. ( Leia completo!)
#2 🎬 “Show do Trilhão” no Carf
O Carf encara um “show” de processos tributários, totalizando R$ 1 trilhão – quase 10% do PIB brasileiro. Com plenário virtual e novas regras, busca agilidade nos julgamentos. O desafio agora é reduzir esse estoque monumental de processos e aliviar a fila tributária.(Leia completo!)
#3 💰 Prejuízo de R$ 1,4 bi com lubrificantes irregulares
O Brasil perde R$ 1,4 bilhão por ano com a comercialização de lubrificantes irregulares, incluindo falsificados e sem registro adequado. Além do impacto financeiro, esses produtos podem prejudicar a performance de veículos e contaminar o meio ambiente. A fiscalização está sendo intensificada. (Leia completo!)

🗞⚖️ Quer anunciar sua empresa, seu artigo acadêmico ou alguma decisão judicial relevante? É só clicar aqui
🤳🏻 Ainda não seguiu a gente no instagram? Clique e siga agora! 😉 Que tal aproveitar e seguir a gente no tik tok também? Clique e siga agora!
📲 É influenciador(a) e quer divulgar a lawletter? Mande uma mensagem na nossa DM
Participe também do nosso programa de indicação exclusivo 💙👇🏻
Te vejo na próxima, hein?
Chegamos à sua caixa de entrada de segunda a sexta às 06:00. Sempre com o objetivo de trazer leveza para os assuntos complexos que permeiam o universo jurídico…
A verdade é que quanto mais você abre a lawletter, mais atualizado você fica, este sem dúvida é um baita diferencial